segunda-feira, 14 de abril de 2014
Internet via Satélite
Internet via satélite é um método de acesso à Internet que, na teoria, pode ser oferecido em qualquer parte do planeta. Possibilita altas taxas de transferências de dados, sendo sua comunicação feita do cliente, para o satélite e deste para o servidor (ou podendo passar o sinal por outros satélites interligados). Como a maioria dos serviços de banda larga, a transmissão por satélite se faz de modo bidirecional (recebimento e envio de dados).
terça-feira, 8 de abril de 2014
Satélites de Comunicação
Um satélite de comunicação é um satélite artificial para fins de telecomunicações. Os modernos satélites de comunicação usam órbitas geoestacionárias, órbitas Molniya ou baixas órbitas polares.
Os satélites de comunicação oferecem uma tecnologia complementar àquela das fibras óticas em cabos submarinos de comunicação. Eles também são usados nas comunicações com navios e aviões, o que não pode ser feito por outras tecnologias, tais como a transmissão a cabo.
Satélite Meteorológico
Um satélite meteorológico é um tipo de satélite artificial que é primariamente usado para monitorar o tempo e o Terra, embora monitorem também efeitos da atividade humana, como luzes das cidade, queimadas, níveis de poluição, além de auroras polares, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo, desmatamento e correntes oceânicas, entre outros.
As imagens dos satélites meteorológicos ajudam no monitoramento das nuvens liberadas por vulcões como o Monte Santa Helena e da atividade de outros vulcões como o Etna. A fumaça da queimada de florestas também pode ser monitorada.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Satélites Naturais e Artificiais
Satélites naturais são aqueles de origem natural, como a nossa Lua ou aos corpos celestes que circundam a orbita de um planeta. Alguns planetas podem possuir vários satélites naturais, por exemplo, Júpiter possui 66 luas. Dentro de nosso Sistema Solar apenas Mercúrio e Vênus não possuem satélites.
Satélites artificiais são objetos criados pelo homem que são lançados ao espaço e orbitam o planeta. Esses satélites são utilizados na comunicação, captar imagens da Terra, e de outros planetas ou até de lugares distantes. Ao observarmos para o céu não podemos ver a olho nu esses satélites artificiais. O lançamento desses objetos se teve logo após a Segunda Guerra Mundial, no qual o primeiro lançado foi o Sputnik em 1957, satélite soviético, colocado em orbita por um foguete militar, “era do tamanho de uma bola de praia”.Após esse lançamento muitos outros foram lançados e cada qual com uma função ou mais.
Assinar:
Postagens (Atom)